segunda-feira, 5 de setembro de 2011




Quinta, 1 de abril de 2010, 08h04
Incongruências, tratamento parcial
Sírio Possenti
De Campinas (SP)
Não podia, é claro, deixar de tratar de uma questão de língua, já que a coluna se destina a temas dessa área. Mas, de vez em quando, me obrigo a passar dos limites profissionais e manifestar ou meu espanto diante de certas coisas ou minha opinião diante de outras. Hoje é um desses dias.
Meus critérios? Além de serem obviamente ideológicos, eles se baseiam em alguma lógica. Por exemplo: quando houve a tal derrubada de pés de laranja na fazenda da Cutrale, pequenas notas - sempre pequenas - informavam sobre o discutível estatuto jurídico da fazenda. O pessoal do MST dizia que a Cutrale invadiu terras do governo. A resposta da Cutrale foi que o caso está na Justiça. Minha avaliação? Se está na Justiça, e a coisa ainda não foi decidida, então a Cutrale invadiu. As terras não são dela. Como as ocupa? Por que pode plantar lá? (Produz? Dá emprego? Ok, mas isso é outro assunto). Até prova em contrário, é minha posição. Pode ser que me engane. Mas os fatos mostram que é muito difícil errar em casos assim. Se nossa Justiça ainda não decidiu que a Cutrale tem razão, sendo a Cutrale o que é, tem dente de coelho! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário